Fiz diversos testes...a maior suspeita era que fosse por conta do pente de memória que foi adicionado. O que estava era de 64 MB PC 100 e o que foi adicionado era 128MB PC 133. Porém o erro persistia usando qualquer um dos pentes: no Win98 funcionava normalmente, mas no Win2k...
Bem, vamos a solução. Um recurso chamado ACPI era o causador do problema. Para verificar se o sistema está utilizando esse recurso, abra o Gerenciador de Dispositivos (Meu Computador com botão direito, Propriedades, Hardware, Gerenciador de Dispositivos). Faça a expansão do item Computador e observe se aparece Advanced Configuration and Power Interface (ACPI) PC, pois significa que o ACPI está habilitado na BIOS. Agora, se estiver escrito Standard PC ou PC Padrão, significa que o mesmo não está habilitado.
No meu caso foi justamente isso que aconteceu. Eu tive que mudar de ACPI para PC Padrão. Para fazer isso, clique duas vezes em Advanced Configuration and Power Interface (ACPI) PC, escolha Driver, Atualizar Driver. Escolha Avançar, marque a opção Exiba uma lista de drivers conhecidos e mande Avançar. Marque agora Mostrar todo hardware. Em Fabricantes, escolha Computadores Padrão e em Modelos escolha PC Padrão. Vá avançando até concluir. Ao concluir o Windows pede que o sistema seja reinciado.
Agora atenção: antes de entrar novamente no Windows, é preciso desabilitar o ACPI na BIOS, caso contrário você irá se deparar com diversos erros e possivelmente não conseguirá carregar o Windows. Para desabilitar o ACPI no BIOS, basta seguir até o ítem "Power Management Setup" e desabilitar a opção "ACPI Function". Um outro detalhe: ao entrar no Windows, algumas vezes todos os drivers tem que ser reinstalados. Não se preocupe que o sistema faz isso automaticamente, apenas aguarde.
Fiz esses procedimentos e agora a máquina funciona durante dias usando tanto o Windows 98 quanto o Windows 2000. Aliás estou usando esse computador para escrever esse artigo.
Até a próxima.