18 dezembro 2008

Pen drive com problemas para montar no Linux Educacional 2.0 e 2.1

Que erro mais chato! Ele ocorre quando criamos uma conta de usuário e, ao acessá-la e tentar montar o pen drive, temos o erro abaixo:

A security policy in place prevents this sender from sending this message to this recipient, see message bus configuration file (rejected message had interface "org.freedesktop.Hal.Device.Volume" member "Mount" error name "(unset)" destination "org.freedesktop.Hal")

A solução é a seguinte:
  • Abra um terminal e acesse como root o arquivo /etc/group. Nele devemos adicionar o nome do nosso usuário na linha plugdev, colocando uma vírgula após o último nome, por exemplo: plugdev:x:46:professor,fbraga
Aproveite também e adicione o usuário na linha audio, para resolver o problema de alguns usuários que não tem acesso aos controles de áudio. Reinicie o computador e confira o pen drive funcionando!

Esta solução foi enviada por Alyssando Sampaio.

PS: uma forma de contornar esse problema é acessar o menu Iniciar, Configurações, Gerenciador de arquivos (Modo Super-Usuário) para acessar o pen drive, mas é uma forma complicada...

15 dezembro 2008

Descompactar arquivos nos formatos ZIP, RAR, TAR, TAR.GZ e TAR.BZ2 pelo Konsole

Muito simples!

zip: gunzip nomedoarquivo

rar: rar x nomedoarquivo

tar: gzip nomedoarquivo

tar.gz: tar -vzxf nomedoarquivo

tar.bz2: tar -vxjpf nomedoarquivo

29 outubro 2008

Impressora PDF no Linux

Uma das grandes sacadas do GNU/Linux é que praticamente todas as distribuições utilizam a suíte de escritório OpenOffice/BrOffice, que, além de ser gratuito e ter todas as principais funcionalidades do Microsoft Office, por padrão permitem que criemos arquivos no formato PDF. Porém só temos essa opção se usarmos algum dos aplicativos da suíte.

A dica a seguir permite instalarmos uma impressora virtual que irá gerar arquivos no formato PDF (http://pt.wikipedia.org/wiki/Portable_Document_Format) a partir de qualquer aplicativo no GNU/Linux. O tutorial a seguir foi feito no Linux Educacional, mas funciona em qualquer distribuição baseada no Debian.

A primeira parte é a instalação do cups-pdf, que irei explicar no modo texto. Abra um terminal, digite su para mudar para a conta root (senha qwe123 no LE). Digite apt-get update enter e em seguida apt-get install cups-pdf respondendo sim às questões que aparecerem.

A segunda parte é gráfica. De volta ao bom e velho mouse.
1. Abra um navegador de internet e acesse o endereço http://localhost:631. Será aberta a tela do Common UNIX Printing System 1.2.7 (CUPS);
2. Clique em Add Printer. Na tela seguinte preencha na seqüência os campos com o NOME, a LOCALIZAÇÃO e uma DESCRIÇÃO da impressora e em seguida clique em CONTINUE;


3. Na tela seguinte, em Device, escolha Virtual Printer (PDF Printer) e clique em CONTINUE;


4. Temos agora a tela Make/Manufacturer for cups-pdf. Em MAKE escolha Raw e clique em continue;



5. Escolha agora em Model/Driver for cups-pdf a opção Raw Queue (en) e por último Add Printer;


6. Entre com o nome de usuário e senha do superusuário (root e qwe123 se for no Linux Educacional 2.0). Se tudo der certo será apresentado Printer cups-pdf has been added successfully.


A impressora virtual está instalada. Para testar, abra qualquer programa e acione a opção de impressão. Dentre as impressoras instaladas você terá a opção CUPS/Cups-pdf. Clique em imprimir. Os arquivos PDF gerados serão enviados para uma pasta chamada PDF dentro da pasta do usuário (por exemplo: /home/aluno/PDF).

01 abril 2008

Linux X Windows: Programas similares

Muitos que utilizam o GNU/Linux reclamam que não encontram nele os mesmos programas que estão acostumados a usar no Microsoft Windows... Alguns dos melhores programas para Linux também possuem versões para o Windows, como a consagrada suíte de escritório BrOffice.org. Hoje achei esse site que tem uma lista de programas similares. O fato é que, com excessão de alguns programas, a maioria dos programas para Windows possuem versões similares para Linux, com a vantagem de serem livres e grátis, algumas sendo até melhores! É tudo uma questão de adaptação. O link do site é http://www.linuxalt.com.

29 março 2008

Configurando servidor proxy para o APT-GET

Dica para configurar servidor proxy nas distribuições GNU/Linux baseadas no Debian. A dica a seguir foi executada no Linux Educacional 1.0, utilizando o Squid como servidor proxy e é útil quando estações GNU/Linux acessam a Internet e necessitam utilizar o APT-GET para instalar/atualizar programas. Não esqueça de alterar as configurações de IP e porta para os utilizados no seu caso.

1. Como root, acessar o arquivo /etc/environment
2. Adicionar o conteúdo abaixo ao arquivo e salvá-lo:

http_proxy="http://192.168.1.1:3128"
ftp_proxy="http://192.168.1.1:3128"

Acquire {
HTTP::Proxy 192.168.1.1:3128;
FTP::Proxy 192.168.1.1:3128;
};

alias wget="wget -Y on"

3. Editar o arquivo /etc/apt/apt.conf (se não existir, basta criá-lo) e adicionar:

Acquire{
HTTP::proxy "http://192.168.1.1:3128";
FTP::proxy "http://192.168.1.1:3128";
}

4. Acessar o terminal como root e digitar echo "export http_proxy ftp_proxy" >> /etc/profile

5. Ainda no terminal, execute apt-get update para atualizar a lista de pacotes e testar a conexão.

EDITADO: Os passos 4 e 5 são opcionais. Após alguns testes observei que utilizando os arquivos /etc/environment e /etc/apt/apt.conf já configurados e apenas substituindo os existentes o acesso é feito normalmente.

EDITADO: caso o proxy precise de senha, editar o arquivo /etc/environment e alterar a última linha para alias wget="wget --proxy-user=nome-usuario --proxy-passwd=senha-usuario"

04 fevereiro 2008

Guia de bolso do Mozilla Firefox

Por ter uma certa habilidade no uso do teclado, sempre que possível evito o uso do mouse, então estou sempre tentanto usar teclas de atalho. As que mais uso são Windows + E (abre o Explorer), Windows + R (caixa de diálogo Executar), Windows + M (mostra a área de trabalho), CTRL+SHIFT+ESC (gerenciador de tarefas) e a melhor de todas, ALT+TAB (pra alternar entre várias janelas abertas).

Pois bem, há um tempo atrás passei o usar o Mozilla Firefox e seus vários complementos e extensões fizeram com que eu deixasse de usar o Microsoft Internet Explorer. Só que algo que não gostava nele era que não sabia como alternar entre as várias abas... Fui procurar achei uma lista com vários atalhos para ele.

Destaco uns atalhos interessantes. CTRL+T (abre uma nova aba), CTRL+ Page Down/PageUp (alternar entre abas), Barra de espaços (rolar à página pra baixo), SHIFIT+Barra de espaços (rolar à página pra cima), F11 (tela cheia).

Agora sim ficou perfeito!