29 outubro 2008

Impressora PDF no Linux

Uma das grandes sacadas do GNU/Linux é que praticamente todas as distribuições utilizam a suíte de escritório OpenOffice/BrOffice, que, além de ser gratuito e ter todas as principais funcionalidades do Microsoft Office, por padrão permitem que criemos arquivos no formato PDF. Porém só temos essa opção se usarmos algum dos aplicativos da suíte.

A dica a seguir permite instalarmos uma impressora virtual que irá gerar arquivos no formato PDF (http://pt.wikipedia.org/wiki/Portable_Document_Format) a partir de qualquer aplicativo no GNU/Linux. O tutorial a seguir foi feito no Linux Educacional, mas funciona em qualquer distribuição baseada no Debian.

A primeira parte é a instalação do cups-pdf, que irei explicar no modo texto. Abra um terminal, digite su para mudar para a conta root (senha qwe123 no LE). Digite apt-get update enter e em seguida apt-get install cups-pdf respondendo sim às questões que aparecerem.

A segunda parte é gráfica. De volta ao bom e velho mouse.
1. Abra um navegador de internet e acesse o endereço http://localhost:631. Será aberta a tela do Common UNIX Printing System 1.2.7 (CUPS);
2. Clique em Add Printer. Na tela seguinte preencha na seqüência os campos com o NOME, a LOCALIZAÇÃO e uma DESCRIÇÃO da impressora e em seguida clique em CONTINUE;


3. Na tela seguinte, em Device, escolha Virtual Printer (PDF Printer) e clique em CONTINUE;


4. Temos agora a tela Make/Manufacturer for cups-pdf. Em MAKE escolha Raw e clique em continue;



5. Escolha agora em Model/Driver for cups-pdf a opção Raw Queue (en) e por último Add Printer;


6. Entre com o nome de usuário e senha do superusuário (root e qwe123 se for no Linux Educacional 2.0). Se tudo der certo será apresentado Printer cups-pdf has been added successfully.


A impressora virtual está instalada. Para testar, abra qualquer programa e acione a opção de impressão. Dentre as impressoras instaladas você terá a opção CUPS/Cups-pdf. Clique em imprimir. Os arquivos PDF gerados serão enviados para uma pasta chamada PDF dentro da pasta do usuário (por exemplo: /home/aluno/PDF).

Um comentário:

:: disse...

ahhhhhhhh sim... agora sim.... hueheuheuhe