06 julho 2007

Fedora... e agora Ubuntu, Kubuntu e Edubuntu

Meu notebook HP Pavilion DV 2171CL rodando o Fedora Core 6 e se preparando para conhecer o Kubuntu (esquerda) e Edubuntu (direita).

Hoje recebi pelo correio esses dois CD`s do projeto Ubuntu. Trata-se de uma distribuição GNU/Linux também mantida pela Canonical e a comunidade, que tem como principal foco tornar fácil e simples o uso do GNU/Linux por usuários de todos os níveis. Para receber cópias dos CD`s na sua casa inteiramente grátis é só acessar o site ShipIt, bastando criar uma conta e aguardar (no meu caso veio rápido, menos de um mês). Para termos uma idéia do sucesso desse projeto a Dell passou a vender computadores com o Ubuntu instalado. Além de está muito em foco na mídia, como na revista Infoexame.

O Ubuntu existe em várias versões onde a principal diferença é a interface e os programas que você por padrão. No Ubuntu a interface é o Gnome; no Kubuntu usa-se o KDE; no Edubuntu também temos o Gnome mas os aplicativos são mais voltados para a área educacional; e por último o Xubuntu com interface Xfce. Todos disponíveis em versões para servidor ou desktop.

Alguns links em português:
Ubuntu-BR
Kubuntu-BR
Xubuntu-BR
Edubuntu-BR

PS: não esqueçam que ser LIVRE é poder distribuir! Quem quiser cópias é só trazer o CD.
PS2: Fedora 7 a caminho, já chegou em 78% e só faltam 38 horas.

Nenhum comentário: