Após iniciar com o CD no drive e selecionar o boot pelo CD, aparece a tela do Ubuntu. A primeira dica é apertar a tecla F2 para podermos escolher o idioma Português do Brasil. Vamos agora selecionar a opção "Verificar o CD por defeitos". Esse passo é muito importante em qualquer tipo de instalação, pois irá verificar se não há algum defeito com a mídia de instalação. Se tudo estiver certo o CD será ejetado ao final e o computador vai reiniciar. Colocamos o CD de volta e vamos repetir o procedimento para escolher o idioma. Selecionamos agora "Iniciar Ubuntu" e vamos aguardar até que o sistema seja carregado.
Ao concluir vamos clicar duas vezes em INSTALL, ler as instruções e clicar em AVANÇAR. Na próxima tela vamos responder a pergunta "Qual a sua localidade?", selecionando o fuso horário Boa Vista ou ainda usando o mapa. Observe que no campo hora atual há uma diferença de horário de 4 horas a menos, (aqui são 16:17 e o relógio marca 12:17) mas isso é normal. Depois acertaremos o relógio. Clicamos em AVANÇAR.
Agora vamos selecionar o layout de teclado. Isso será definido conforme o teclado que for usar. Se seu teclado segue o padrão ABNT 2, ou seja, possui Ç, mantenha a seleção que já está em Brasil duas vezes. Na parte de baixo da tela você pode testar as teclas. No meu caso, como meu notebook é importado ele não tem o Ç, então selecionei U.S. English nos dois lados. AVANÇAR novamente.
Vamos agora preparar o espaço em disco. Essa parte requer muita atenção e pode variar dependendo do seu caso. Qualquer dúvida entrem em contato (franciscobraga@msn.com) que terei prazer em ajudar. Vamos responder a pergunta "Como você deseja particionar o disco?". Temos três opções:
Assistido - usar disco inteiro: recomendável somente se o Ubuntu for o seu único sistema operacional, pois nesse caso ele vai tomar todo o espaço no seu HD, com perda total de dados;
Assistido - usar maior espaço livre contínuo: nesse caso ele vai procurar um espaço livre no seu HD para criar uma partição para o Ubuntu;
Manual: opção recomendável, por nos dá maior autonomia sobre o que será feito. Escolhi essa opção e cliquei em AVANÇAR. O instalador vai procurar os discos instalados.
Na tela seguinte temos uma tabela com as opções Device, Type, Mount point, Format? e Size. Essa tela vai variar conforme a configuração das partições do seu HD. O meu HD está particionado da seguinte forma agora: uma partição de 60GB para o Microsoft Windows MCE (/dev/sda1 em NTFS), uma com os arquivos de restauração do sistema com 12GB (/dev/sda2 em FAT32), outra com o Fedora Core 6 (/dev/sda1 em EXT3), uma como swap em /dev/sda6 e uma de 10GB como free space. Clicando em free space e selecionado new partition e em seguida digitar / em "mount point, clique OK e depois AVANçAR.
A próxima tela é um recurso interessante, chamado Migrate Documents and Settings. Como o nome sugere ela permite que você possa transferir seus arquivos do Microsoft Windows para o Ubuntu. Note na figura que além das opções do Microsoft Windows XP também há a opção de transferir os arquivos do Fedora Core 6! Interessante, mas preferi manter meus arquivos onde estão e apenas cliquei em AVANÇAR.
No passo 6 vamos definir as opções de usuário preenchendo com nome, qual nome vai usar para acessar o sistema, qual senha e o nome do computador. Ao preecher o campo nome automaticamente os demais serão preenchidos (com excesão da senha) e podem ser alterados. AVANÇAR.
No passo 7 vamos confirmar as opções de instalação. Se tudo estiver correto vamos clicar em INSTALL. Caso precise alterar alguma configuração é só clicar em VOLTAR e corrigir a opção. Quando tudo estiver pronto, clicar em INSTALL.
Ao final da instalação CD será ejetado e poderemos reiniciar. Depois de reiniciar temos o gerenciar de inicialização GRUB (em uma tela ridiculamente feia, em preto e branco!) por onde poderemos escolher qual sistema operacional inicializar. Caso nenhuma tecla seja pressionada em 10 segundos ele irá acessar o Ubuntu, kernel 2.6.20-12.
Depois de reiniciar e entrar com usuário e senha, minha primeira reclamação... Enquanto escrevi o tutorial fui tirando fotos da tela para ilustrar porém o sistema não gravou as fotos após a instalação! Fazendo esse mesmo procedimento no Kurumim 7 não tive esse problema... Mas tudo bem, farei novamente e irei salvar as telas em um pen drive...
E agora outro problema: ao plugar o iPod o CD simplesmente trava na hora de inicializar! Basta remover o iPod para começar a iniciar. E vamos nos divertir um pouquinho agora usando o Ubuntu. Espero que amanhã o Fedora 7 termine :)
Um comentário:
Oi, achei teu blog pelo google tá bem interessante gostei desse post. Quando der dá uma passada pelo meu blog, é sobre camisetas personalizadas, mostra passo a passo como criar uma camiseta personalizada bem maneira. Se você quiser linkar meu blog no seu eu ficaria agradecido, até mais e sucesso. (If you speak English can see the version in English of the Camiseta Personalizada. If he will be possible add my blog in your blogroll I thankful, bye friend).
Postar um comentário