21 junho 2007

Criando uma mini rede com o Microsoft Virtual PC

No tutorial anterior mostrei como é feita a instalação de uma VM (Virtual Machine) com o Windows 2000 SP 4. Agora irei demonstrar como utilizar o Microsoft Virtual PC para que essa máquina virtual possa interagir com um servidor Windows Server 2003, que é o real objetivo desses dois tutoriais. A idéia é demonstrar como é possível criar uma "mini rede" com um servidor e vários clientes (virtuais) utilizando somente um computador. Utilizo essa configuração para testar as implementações que faço no Windows Server 2003 em uma rede. Não é preciso que seu computador tenha placa de rede, pois será utilizada uma placa de rede virtual chamada Microsoft Loopback Adapter. O primeiro passo será adicioná-la, seguindo os procedimentos abaixo:

1. No Painel de controle acionar a função Adicionar hardware;
2. Avançar na primeira tela, na tela seguinte marcar a opção "Sim, já conectei o item de hardware" e avançar;
3. Na tela seguinte há uma lista com os hardwares instalados na sua máquina. Selecione a última opção, Adicionar novo dispositivo de hardware, clique em avançar;
4. Agora marque a opção Instalar o hardware que eu selecionar manualmente em uma lista (avançado) e clique em avançar;
5. Selecione na lista Tipos comuns de hardware a opção Network Adapters e avançe.
6. Por último, confirme se está selecionado o Fabricante Microsoft e o Adapatador de rede Microsoft Loopbak Adapter. Clique em avançar duas vezes e por fim em concluir. No Windows Server 2003, abra Conexões de rede, selecione a conexão criada com o Microsoft Loopback Adapter clicando com o botão direito e selecionando Opções. A opção Virtual Machine Network Services deve está marcada.
7. Nesse momento configure o Windows Server 2003 com Active Directory e DHCP com o adaptador de rede Microsoft Loopback Adapter. Não mostrarei como isso é feito para não fugir ao objetivo desse tutorial, mas se assim como eu você utiliza o Windows Server 2003 para estudo deve está habituado a fazer esse tipo de configuração.
8. Agora vamos ao Virtual PC Console. Selecione a máquina virtual e clique em Settings. Clique em Networking e certifique-se de que Number of network adpaters está configurado com 1, Adapter 1 é igual a Microsoft Loopback Adapter. Clique em OK. Inicie a VM Windows 2000 e veja o resultado. Na imagem abaixo mostro as duas máquinas interagindo, inclusive com a VM com Windows 2000 já no domínio, fazendo também uso da Área de trabalho remota.

Vejam abaixo um foto das duas máquinas rodando junto ese comunicando. Um servidor Windows Server 2000 chamado Server01 com IP 192.168.0.1 e um desktop com Windows 200 Professional com o nome Estacao1 e IP 192.168.0.10.

Até a próxima!

2 comentários:

Anônimo disse...

necessario verificar:)

Anônimo disse...

Muito bom mesmo. Tem como fazer isso ae dentro do Fedora usando algum programa como o vmware