23 junho 2007

Usando o GNU/Linux: Fedora Core 6

Durante o IV ESLAM assisti a uma palestra ministrada pelo Rodrigo de Paula. Nela conheci uma distribuição GNU/Linux chamada Fedora. Trata-se de uma distribuição patrocinada pela Red Hat, a maior e melhor distriuição GNU/Linux no mundo (na minha opinião) e mantida com o apoio da comunidade de software livre.

O Rodrigo falou sobre o Projeto Fedora no Brasil, que são tradução, documentação, marketing, Fedora educação e o que mais me chamou atenção inicialmente, o mídia grátis. Nele podemos estar gravando e enviando CD's e DVD's para amigos de qualquer lugar. Ou seja, tenho um gravador de DVD e um amigo quer conhecer o Linux. Posso então estar gravando uma cópia do meu Fedora e passando pra ele. Isso o software livre permite! Além de não está incentivando o uso de software ilegal estou trazendo mais e mais adeptos ao mundo do software livre e ao Projeto Fedora. Considerando que aqui em Boa Vista o acesso á Internet em banda larga quase inexiste, esse projeto vem pra ajudar quem tem interesse em conhecer o GNU/Linux.

Estou usando atualmente o Fedora Core 6 que foi distribuído no ESLAM (agradecimentos ao André [andreolevitarr@hotmail.com] por emprestar o DVD). Meu hardware é um notebook HP Pavilion DV2171CL. A versão 7 do Fedora foi lançada. Estou fazendo o looooooooooongo download (2.8GB) na minha boa e velha conexão discada desde 23.06.2007. Quando será que termina?

Links interessantes:
Download do Fedora 7 (bit torrent)
Participe dos projetos Fedora Brasil

Um comentário:

Olevita disse...

É isso aí...
Software Livre pra todos, compartilhamento da evolução.

Pazzzz