30 junho 2007

Suporte a NTFS no Fedora Core 6

NTFS (New Technology File System) é um sistema de arquivos criado pela Microsoft na época do lançamento do Windows NT (New Technology). Por ser um formato proprietário, a Red Hat e o projeto Fedora não têm suporte nativo a esse sistema (bem como ao formato MP3 que será visto depois). Sendo assim, foi preciso instalar o suporte a leitura e escrita em partições NTFS. Particularmente eu o considero um excelente formato de arquivos, pois nos dá suporte a criptografia, compressão e muitos recursos de segurança (quando corretamente configurados). Está presente nas versões Windows NT, 2000, XP , 2003 e Vista.

Minha configuração de disco é a seguinte: tenho um HD de 100GB, com quatro partições principais. A primeira tem 80GB, onde tenho instalado o Microsoft Windows XP Media Center Edition e estão a marioria dos meus arquivos (documentos, fotos e músicas); tenho uma outra partição de 10GB onde estão os arquivos de restauração do sistema; uma outra de 8GB onde instalei o Fedora Core 6 e outra de 2GB como swap do Fedora.

A questão era como ter acesso aos meus arquivos armazenados na partição do Windows quando eu estivesse no Fedora? Vamos aos procedimentos.

Executei o comando:
[franciscobraga@localhost ~]$ yum search ntfs
Foram encontrados alguns programas para suportar NTFS. Escolhi o NTFS-3G
[franciscobraga@localhost ~]$ su
Senha:
[root@localhost franciscobraga]# yum -y ntfs-3g.i386

Após download e instalação com sucesso, executei, ainda como root, os três comandos abaixo:
# mkdir /mnt/windows
# mount -t ntfs-3g /dev/sda1 /mnt/windows
# ls /mnt/windows

O primeiro cria uma pasta dentro /mnt chamada windows, que será o ponto de montagem; O segundo comando montará o sistema com suporte a NTFS; E o terceiro comando mostra uma listagem do que há na pasta /mnt/windows, ou seja, confirma se o procedimento obteve sucesso.

ATENÇÃO: se você tentar executar o segundo comando sem antes ter criado a pasta /mnt/windows receberá o seguinte erro:
fusermount: failed to access mountpoint /mnt/windowse: No such file or directory
FUSE mount point creation failed
Unmounting /dev/sda1 (WindowsXP)

O que significa que ele conseguiu montar a partição NTFS porém não encontrou o ponto de montagem, no caso a pasta /mnt/windows. Agora para acessar os arquivos do Windows, basta ir no menu Locais/Computador/Sistema de arquivos/mnt/windows ou criar um atalho.


Porém ainda tinha um problema: toda vez que eu reiniciava era preciso acessar como root e montar o sistema novamente... Fui então buscar uma forma de montar a partição automaticamente sempre que o sistema inicializasse. A própria ajuda do NTFS-3G dava a solução. Devemos editar o arquivo /etc/fstab:
[root@localhost franciscobraga]# kedit /etc/fstab
Adicionar a seguinte linha no final do arquivo:
/dev/sda1 /mnt/windows ntfs-3g defaults 0 0
Salvar e reiniciar. Porém sempre que o sistema inicializava eu percebia uma série de mensagens de erro referentes a montagem e ao iniciar o Fedora Core 6 o sistema não montava automaticamente. Era preciso entrar com o comando mount /dev/sda1... Pesquisando a ajuda do NTFS-3G descobri que era preciso fazer uma alteração no SELinux (um sistema de segurança "extra" do Fedora Core 6).
[root@localhost franciscobraga]# kedit /etc/selinux/config
Alterar o campo #SELINUX=enforcing para SELINUX=permissive, salvar o arquivo e reiniciar. Agora sim, tudo perfeito!

3 comentários:

Anônimo disse...

Olá tentei montar uma pasta do windows no fedora e deu como não existente, o nome da pasta compartilhada é boletosetc, e o comando que dei foi : mount -t ntfs-3g //10.7.2.155/Portal1 home/usertal/mont/

Unknown disse...

Valeu.
Funcionou direitinho.
Parabéns.

Unknown disse...

MUITO BOM CARA...

continue colocando algumas ajudas para quem é iniciante...isso é muito bom.

PARANBES